sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Como Tocar Pandeiro Passo a Passo


Como Aprender a Tocar Pandeiro Sozinho

Nesse artigo eu vou falar um pouco sobre como tocar pandeiro. Esse instrumento é considerado um dos mais populares e trás muitos ritmos diferentes e, se bem tocado, ajuda muito a marcação de tempo em uma banda, conjunto ou, até mesmo, como solo.




Mas, para entender um pouco como funciona esse instrumento, antes de continuar falando sobre como tocar pandeiro, é preciso que você conheça um pouco de sua história.

AQUI você vai saber tudo sobre pandeiro 


Mas, O Que é Pandeiro?

Pandeiro é o nome dado a alguns instrumentos ímusicais de percussão que consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância.
São geralmente circulares (por exemplo, na pandeireta), mas podem ter outros formatos (por exemplo, quadrangular no adufe). Enfiadas em intervalos ao redor do aro, podem existir platinelas (soalhas) duplas de metal, ou não (por exemplo, no tamborim). Pode ser brandido para produzir som contínuo de entrechoque, ou percutido com a palma da mão e os dedos.
No Brasil, a palavra “pandeiro” veio a designar um pandeiro específico, de dimensões que variam de 8 a 12", muito usado no samba e no pagode, mas não se limitando a esses ritmos, sendo encontrado no baiãococomaracatu, entre outros, e por isso, considerado por alguns o instrumento nacional[ do Brasil.

 Histórias Curiosas Sobre o Pandeiro


Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na ÁsiaÁfrica e Europa, havendo no entanto a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, do Crescente Fértil ao Egipto, passando pela Grécia e Roma, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo. O seu uso manteve-se até à atualidade na maioria das regiões do mundo chegando a alcançar orquestras, na execução da ópera Preciosa, de Weber. Existe com tamanhos e formas diversificadas como o pandeiro, a pandeireta ou o adufe. Gerou variações como a pandeirola

De início, os pandeiros eram fabricados de forma simples, sem apuro técnico. Hoje, alguns fabricantes se esmeram na sua confecção, utilizando membrana de pele de cabra para se conseguir, no pandeiro, os sons graves do surdo e platinelas de metais nobres para se alcançar um som brilhante e preciso.No Brasil, quando surgiu o choro, no final do século XIX, o pandeiro veio dar o toque final ao ritmo marcante e brejeiro, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro.


Os pandeiros mais utilizados têm diâmetro de 10 polegadas, porém eles existem também com diâmetro de 10.5, 11 e 12 polegadas. Conforme o tamanho do aro, o número de platinelas varia de 5 a 10 pares.

Pandeiristas existem por todos os rincões do Brasil, seja atuando em conjuntos de choro e de samba, em orquestras, e até aqueles que simplesmente carregam seu pandeiro aonde quer que vão, tocando em reuniões musicais. Na história da MPB, têm sido muitos os pandeiristas ilustres.

No Carnaval brasileiro o instrumento é muito utilizado. O pandeirista muitas vezes toca o instrumento enquanto uma sambista dança na sua frente. Também são vistas acrobacias giratórias com o pandeiro. 

Relação do Pandeiro Com a Capoeira no Brasil.



No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa (sua provável origem é árabe). O negro aproveitou o pandeiro para utilizá-lo em seus folguedos.O pandeiro era usado para acompanhar as procissões religiosas, assim como ele fez parte da primeira procissão que se realizou no Brasil, em 13 de junho de 1549 na Bahia (Corpus Christi). 
Feito de couro de cabra e madeira, de forma arredondada, é o som cadenciado do pandeiro que acompanha o som do berimbau, dando "molejo" ao som da roda. Ao tocador de pandeiro é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música.
Quer aprender tocar pandeiro fácil  sem sair de casa? Clique no botão abaixo  para  saber mais. 

Agora acredito que você já entendeu a importância desse instrumento em nossa cultura brasileira, é bem provável que aumentou ainda mais desejo de aprender como tocar pandeiro. Mas não se preocupe. Vou te mostrar um jeito fácil e rápido para ter acesso a Aula de Pandeiro Para Iniciantes sem precisar sair de casa.

É um método diferente de ensino. Totalmente exclusivo no Brasil, ensina  como tocar pandeiro, como tocar percussão e muito mais.

Qual vantagem que tenho ao adquirir o método? 

Esse método te ensina como tocar pandeiro passo a passo no conforto de sua casa ou onde você preferir, evitando assim, todo stress com transporte público, ou despesas com trasportes próprios para chegar a uma instituição de ensino.
As aulas são todas em vídeo facilitando assim seu aprendizado.
Livre de mensalidades...


Então não perca mais tempo!


Ficou com dúvidas?
Entre em contato através do e-mail: mauronth02@yahoo.com